"Tidas como adultos em tamanho reduzido, a vida e morte das crianças não eram vistas da mesma maneira de hoje por suas famílias. O alto índice de natalidade, assim como a alta taxa de mortalidade, associada a uma sobrevivência incerta, fazia com que as família encarassem a morte de uma criança, como mais um anjo a entrar no céu"
Este livro escrito pela professora Mary Del Priori conta como eram vistas as crianças na sociedade desde antes do descobrimento do Brasil.
Cada classe social, ou cultura criava seus filhos de forma bastante distinta, quanto mais alta a classe, mais distante esta responsabilidade ficava dos pais, pois os filhos eram cercados de amas de leite, mucamas, preceptoras e ao atingirem certa idade eram mandados para a escola estudar.
Já os filhos dos índios tinham participação ativa na comunidade, os meninos acompanhavam os pais na caça, pesca e coleta de alimentos, e as meninas acompanhavam as mães em casa e nas lavouras.
Já os filhos de negros e escravos eram criados de acordo com a situação, de maneira difícil e cheia de privações de acordo com as vontades de seus senhores.
Um livro muito bem escrito e bastante atraente, dando uma visão bem realista da sociedade na época.
Recomendo para todos que veem na história uma forma de compreender melhor o presente.
Leia, e mude seu mundo!!!
Livro: A História das Crianças no Brasil
Autora: Mary Del Priori
Editora: Contexto
Pg: 448
Ano: 1999
Lido em 2007
