"A criança hipersaciada também pode tornar-se tímida. Afinal, os pais hipersolícitos atendem a todas as suas vontades, e ela não aprende a se virar sozinha"
"Uma educação severa, em que o erro é castigado e o acerto nem sempre é premiado, gera pessoas tímidas. Portanto a timidez pode ser resultado de pais exigentes"
Dr Içami Tiba constata que descobrir o limite entre a liberdade e o autoritarismo na relação familiar é muito mais difícil do que há alguns anos.
Não havia questionamentos ou diálogos, simplesmente os pais davam o limite e pronto.
Os pais "modernos" não gostam de contrariar os filhos, querem poupá-los, mas é nesse momento que se acha o erro. Pois não impor limites, não significa trazer felicidade aos filhos, nossa sociedade é repleta de regras, e seria um caos se fosse diferente. Uma criança sem limites será um adulto incapaz de compreender e respeitar regras, o que o trará problemas e infelicidade.
É muito importante estabelecer limites bem cedo e de maneira clara, não deve haver o não elástico, ou seja dizer não pra algo e como não é obedecido ir deixando a ordem flexível, por exemplo: Não pode jogar bola na sala, a criança na sala fica quicando a bola, "tá, só fica quicando e não chuta", a criança não liga e chuta a bola nas coisas. "Tá, mas não joga alto", ou seja o "não" foi esticado e perdeu todo o valor.
Adoro os livros dele, "Quem ama educa" é outro sensacional, e este trata muito bem de um assunto muito importante pois quanto mais os pais delegarem a disciplina dos filhos a escola, mais difícil será para esta ensiná-los o que realmente é de sua competência.
Içami Tiba nos leva a compreender que limites plausíveis e bem combinados tornam as relações familiares felizes e prazerosas.
Recomendo! Leia...e mude seu mundo!!!
Livro: Disciplina - O Limite na medida certa - Novos Paradigmas
Autor: Içami Tiba
Editora: Intregare
Páginas: 224
Ano: 1996
Lido em 2007