quarta-feira, 10 de maio de 2017

A Casa da Floresta - Irmãos Grimm

 "Enquanto eu mato a fome, esses pobres animaizinhos nada comem? Na cozinha há tanta fartura, tratarei primeiro deles."

"Com todos nós comestes,
Com todos nós bebestes,
Em nós todos pensastes,
Um bom descanso merecestes!"

Este conto faz parte da grande coletânea de contos publicados inicialmente em 1825 pelos irmãos alemães Jacob e Wilhelm Grimm os Irmãos Grimm.

Este conto fala de generosidade e pensar nos outros antes de si mesmo, fala de uma família composta por pai, mãe, e três filhas, cada dia o pai lenhador vai trabalhar e pede para que uma das filhas lhe leve o almoço, porém ele deixa a trilha de grãos para que elas encontrem o caminho até ele, mas os pássaros comem os grãos e as três filhas se perdem, e vão passar a noite numa casinha na floresta com um senhor idoso e seus três animais, o galo, a galinha e a vaca.

Cada uma numa noite diferente as filhas preparam o jantar mas esquecem dos animais, quando vai dormir são jogadas no porão. Só a filha caçula que se perde no terceiro dia, ao fazer o jantar para ela e o senhor idoso, serve antes os animais, ao amanhecer ela está em um belo castelo, o homem se tornou um belo príncipe, e os animais os criados da casa. Eles se casam e chamam seus pais para as bodas. As irmãs foram entregues à um carvoeiro pela falta de generosidade.

Nós padrões atuais o conto mais assusta que ensina, pois elas se perdem e ninguém as procura, os pais as malandras e relapsas por não levarem o almoço aos pais e ainda são castigadas no final. Mas pensando na época em que foram escritos, o pensamento da sociedade era bem diferente de hoje.

Como não virou desenho Disney, não é tão conhecido e não tem sua versão romântica.

Recomendo! Leia e mude seu mundo!!!

Livro: A Casa da Floresta
Autores: Irmãos Grimm
Editora: Ática
Ano do Conto original por volta de 1825
Lido em 2007
Pg: 32