"As vezes não temos escolhas"
"As vezes fazemos escolhas na vida, e outras as escolhas fazem você"
"Você ainda tem família"
Este livro conta a história de Mia Hall uma musicista com um dom incrível para o violoncelo. Mia tem 16 anos, é bastante introvertida, e tem a música como uma bela forma de se expressar. Ela vive com seus pais, jovens, punks e descolados, que dão a ela todo o apoio para sua carreira musical, mesmo sendo clássica, um estilo tão diferente dos pais.
Logo no início do livro, a vida de Mia muda drasticamente, ela sofre um acidente de carro com sua família. A história segue com o dilema de Mia no hospital em coma entre a vida e a morte. De alguma forma ela se vê fora de seu corpo, observa os esforços dos paramédicos, a visita dos amigos e parentes, e tenta compreender tudo que está lhe acontecendo.
O livro é escrito em primeira pessoa e contado pela Mia, confesso que o início com uma breve descrição da manhã dela, seguido por um inocente passeio de carro e o acidente interrompendo tudo, pra mim deixou o livro bastante trágico. Mas conforme a história segue fui compreendendo como ela fluía, um capítulo contado pelo espírito de Mia vagando os corredores do hospital, e outro contando uma lembrança sua com o pai, a mãe, o irmão, como ganhou o violoncelo, como conheceu o namorado. Ao conhecer sua história, sua família, seus sonhos, o livro conseguiu despertar minha curiosidade pelo desfecho e qual seria o destino de Mia.
Mesmo com toda a tristeza envolvida nele, me levou a pensar sobre o que realmente importa na vida, quem realmente importa, e sobre o tempo que dedicamos a quem amamos. Faz pensar também na fragilidade da vida.
Foi adaptado para o cinema em 2014, a edição que li tinha o cartaz do filme como capa, mas a capa original do livro é esta.
e em minhas pesquisas encontrei a capa da edição especial 10 anos lançada em 2019
Recomendo...Leia e mude seu mundo!!!
Livro: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Pág: 224
Ano: 2009 (edição que li 2014)
Lido em 2017