"Exatamente quando abandonei a razão por algo parecido com fé não saberia dizer"
"É chegada a hora de conquistar os direitos, e não mais implorar por eles em vez de pleiteá-los"
Contando a história de como Ernesto Guevara se tornou o "Che", guerrilheiro, líder, estrategista participante de guerras de guerrilhas em países como Cuba e Bolívia, este livro interessante de Paul J. Dosal, não é apenas mais uma biografia de Ernesto Che Guevara. Afinal existem dezenas de relatos sobre sua vida. É um grande estudo de história militar.
Participante de movimentos armados em Cuba, no Congo e na Bolívia, acabou construindo seu modelo teórico na prática guerrilheira e influenciou diversos movimentos, especialmente na América Latina.
Acreditava que a única maneira de acabar com a desigualdade social seria promovendo o comunismo, mesmo que fosse através de revolução e luta armada.
Há quem o vê como idialista revolucionário, e há que o vê como criminoso, culpado de milhares de mortes, tanto por execuções que ordenou, como por incitar à guerrilha jovens e camponeses que morreram em batalha.
Um livro interessante que mostra os vários lados de uma revolução e de um homem se formando guerrilheiro, recomendo pra quem gosta de história.
Livro: Comandante Chê - Guerrilheiro, Líder e Estrategista, 1956-1967
Autor: Paul J. Dosal
Editora: Globo
Pág.: 441
Ano: 2003
Lido em 2014