"Quando te derem um copo de água, oferece um prato de comida; Quando de derem um bom dia sincero, curva-te com respeito e zelo; (...) A verdadeira nobreza de um ser humano está na alegria de retribuir com o bem o mal que lhe causam"
"Quando não há mais esperança, quando nenhuma ajuda resolve e nada nos ampara, percebo que, no último momento, algo sempre nos salva. Não sei de onde vem esta força, mas não creio que a súplica, a oração e a fé sejam superstições são atos mais verdadeiros que o comer, beber, andar e sentar."
Escrito pelo próprio Gandhi esse livro conta sua infância, vivências e vida adulta, até tornar-se uma figura pública. Relatando seu trajeto desde a Índia, a Inglaterra e a África do Sul.
O livro nos mostra a extensa obra escrita por esse notável pensador, político e educador indiano. Num momento em questões relativas a ética, a liberdade, aos direitos humanos, e a exclusão social se tornam desafiadoras e, em muitos países, de solução inadiável, abordá-las é uma tarefa que interessa a todos os setores da sociedade.
Conceitos como a não-violência, por exemplo, são detalhadamente apresentados e fundamentados pelo autor, ao lado da educação e do trabalho comunitário e do trabalho comunitário, ela surge como instrumento de primeiríssima necessidade, para a definição de novos modos de interação humana.
Como seu compromisso e experiências com a verdade o tornaram um homem sábio, a ponto de viver em paz com sua consciência, pois pregava que existe apenas uma verdade, e não a convenção da realidade para privilégio pessoal, distorcer as regras e por consequência a verdade para o que nos convém.
Recomendo para todos que se interessam por biografias, e para compreender como pensava e como foram as vivências que tornaram Gandhi esta figura conhecida mundialmente.
Livro: Mohandas K. Gandhi - Autobiografia Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade.
Autor: Mohandas K. Gandhi
Editora Palas Athena
Pág.: 436
Ano: 1927
Lido em 2014