"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo, tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit e isso quer dizer conforto."
"Eu venho por baixo das colinas, e sob as colinas meus caminhos conduziam. E através do ar. Sou o que caminha sem ser visto...Sou o descobridor das pistas, o cortador de teias, a mosca que dá ferroadas. Fui escolhido pelos números da sorte. Sou o que vivo seus amigos e os afoga, e depois os retira vivos outra vez da água. Venho do fundo de uma bolsa, mas numa bolsa nunca fui metido.... Sou o amigo dos ursos e hóspede de águias. Sou o Ganhador de Anel e o Portador da Fortuna; e também sou montador de barril."
Bilbo Bolseiro, é um hobbit comum, com uma vida tranquila em sua toca no Condado.
Porém sua vida tem uma reviravolta quando em sua porta bate Gandalf, e a Companhia de Thorin Escudo de Carvalho, composta pelos anões Balin, Dwalin, Bombur, Bifur, Bofur, Fili, Kili, Dóri, Nóri, Óri, Oin, Glóin, o próprio Thórin e o mago Gandalf.
Sua missão ajudar os anões a recuperar sua morada. Erebor, A Montanha Solitária, invadida pelo perverso Smaug o dragão, atraído pelo tesouro dos anões. Para os fãs de O Senhor do Anéis, neste descobrimos como o Anel veio parar nas mãos de um hobbit.
Envolvente, misterioso, com ação e aventura como todo livro de Tolkien, altamente recomendável, o livro foi adaptado em três filmes:
O Hobbit - Uma Jornada Inesperada - 2012
O Hobbit - A Desolação de Smaug - 2013
O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos - 2014
Mesmo para quem já leu o livro, os filmes trazem tramas diferentes, assim como personagens novas e velhos conhecidos, como os elfos Legolas e Tauriel que não aparecem no livro, deixando a história tão envolvente quanto no livro.
Recomendo! Leia e mude seu mundo.
Livro: O Hobbit
Autor: John Ronald Reuel Tolkien
Editora: Harper Collins
Pág.: 336
Ano: 1937 (1ª Edição)
Lido em 2014